Curiosidade

Cartório resgata gato Maracajá e faz soltura na natureza

  • Reprodução FS -

Reprodução FS

O Cartório de Crimes Ambientais fez um resgate emocionante, nessa sexta-feira, como definiu a policial civil e presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais, Patrícia Coradini. O animal resgatado foi um gato Maracajá. Posteriormente, o bichinho foi devolvido para a natureza.

Patrícia publicou, em suas redes sociais, junto a algumas fotos do momento, que o trabalho na Polícia Civil tem proporcionado momentos emocionantes e recompensadores como esse. À reportagem, ela detalhou que o animal selvagem, que estava bem arisco, foi encontrado dentro do pátio da empresa Puro Grão.

Ela afirmou que foi bem difícil fazer a captura, justamente porque o gato Maracajá é bem arisco. "Ele parece o gato do mato, mas não é. Estava em cima de uma árvore dentro do pátio da empresa Puro Grão. Daí o pessoal pediu ajuda para retirar ele dali, porque havia cães na volta", contextualizou.

Patrícia acrescentou que ela e sua colega Eliane Hidalgo passaram bastante trabalho. "A gente demorou quase uma hora para conseguir retirar ele, porque ele fugiu para dentro do pátio e ele corre bastante. Mas conseguimos", comentou. Depois de verificar se o animalzinho estava machucado e confirmar que não, foi o momento de fazer a soltura em um lugar seguro.

O gato Maracajá foi solto em um lugar onde não havia pessoas e com acesso a água. O Ibama solicitou ajuda do cartório e prestou as informações sobre o tipo de animal e outras orientações para que a empreitada fosse bem sucedida. Há até vídeo do momento da soltura.

O bichinho
Segundo a National Geographic, o gato Maracajá tem olhos e patas grandes e uma cauda longa. Tal felino vive da costa mexicana até Argentina e Uruguai, e é encontrado em quase todo o Brasil. O habitat preferido dele são matas densas, e prefere caçar sozinho, à noite, andando na galhada de árvores.

Dependendo da disponibilidade de alimentos, pode andar em um território de um quilômetro quadrado até 20 quilômetros quadrados. Uma curiosidade: a gestação desse tipo de felino dura pouco mais de 80 dias e as fêmeas têm apenas um filhote de cada vez. A população, no país, é pequena: a estimativa é que existam entre 4,7 mil e 20 mil indivíduos na natureza, com tendência de queda.

Uma década da tragédia sem precedentes Anterior

Uma década da tragédia sem precedentes

Série sobre tragédia teve participação de profissionais bageenses Próximo

Série sobre tragédia teve participação de profissionais bageenses

Deixe seu comentário