Hábitos

Nutricionista fala sobre relação entre alimentação e saúde mental

  • Divulgação/ EBC - É importante o equilíbrio de alimentos no prato

Estudos apontam que o alimento saudável influencia na saúde mental, além do bem estar físico. A reportagem conversou com a nutricionista e especialista em emagrecimento e estética, Bruna de Leon Gonzáles, sobre essa relação alimento e mente.

A profissional pontuou que as pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável. Segundo ela, antes, a procura por nutricionista era apenas por estética, o que julga importante, mas que, hoje , a busca é para ter uma vida mais saudável. As pessoas querem saber o que podem comer e a quantidade. "Acredito que, com a pandemia, as pessoas se deram conta da importância de ser saudável e, por consequência, a estética vem junto", observou.

Ao ser questionada se a alimentação influencia na saúde mental, Bruna respondeu que sim e muito. A nutricionista explicou que a comida impacta o cérebro, cognição e o estado emocional. Segundo a especialista, existem muitos alimentos que, com a combinação correta com vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, ajudam nas funções cerebrais, níveis de energia, memória e emoções. De acordo com a profissional, muitos alimentos têm o poder de liberar a serotonina, endorfina e mais hormônios da felicidade.

Bruna disse que pessoas, quando estão tristes ou com depressão, se refugiam na alimentação. Elas costumam consumir chocolate, açúcar, frituras e bebidas alcoólicas. Acrescentou que, quando estão ingerindo esse tipo de produto, sentem uma sensação de bem-estar. Porém, defendeu que essa sensação é momentânea e, por isso, a pessoa vai querer sempre mais e mais, sem se dar conta que esses alimentos, além de não serem saudáveis, aumentam o estresse - por isso a dependência. "Nesse caso, muitas vezes eu indico ao paciente a procurar ajuda de um psicólogo", comentou.

Desintoxicação

Conforme a nutricionista, a palavra desintoxicação é muitas vezes confundida com suco verdes, e não é. Segundo ela, a desintoxicação começa no momento que a pessoa muda os seus hábitos - quando começa a comer maçã, tomar suco de laranja, comer saladas, beber muita água e ingerir carnes magras, por exemplo. "Ela já está em processo de desintoxicação", explicou.

Perguntada o motivo de, no verão, as pessoas comerem mais salada verde, peixe, frango e qual é a alimentação recomendada nesta época, Bruna disse que, na estação mais quente, as pessoas comem sim mais saladas, alimentos frios e peixes, pois a estação apetece. No entanto, advertiu que, com o verão, aumenta o consumo de cerveja e drinks. "Eu recomendo aos pacientes que eles podem sim se dar o prazer de intercalar com esses alimentos, mas nunca esquecer de tomar muita água, consumir frutas, fazer um equilíbrio no almoço e na janta. E que é muito importante fazer uma atividade física", aconselhou.

Uma das perguntas foi se é correto a pessoa comer quando vai a praia. Bruna disse que, na praia, piscina ou camping, é importante se hidratar, tomar água, comer frutas e verduras, até para o intestino funcionar. "Podemos comer de tudo, mas não tudo. É normal voltarmos das férias com alguns quilinhos a mais, mas, muitas vezes, é inchaço, retenção hídrica, intestino parado", alertou.


Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 42 milhões Anterior

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 42 milhões

Produção de motocicletas aumenta 18,2% Próximo

Produção de motocicletas aumenta 18,2%

Deixe seu comentário